nextBPO contato

Etarismo: discriminação por idade no trabalho pode ser crime!

O mercado de trabalho pode ser bastante preconceituoso com quem passa dos 50 ou 60 anos de idade, um público que encontra muitas dificuldades na hora de conseguir um emprego. Esse tipo de discriminação chama-se etarismo e vai contra a legislação brasileira, que garante igualdade de tratamento a todas as pessoas.

De acordo com a lei, a empresa que dificulta o acesso às vagas ou a manutenção do trabalho de pessoas com idade avançada, ofende o princípio da dignidade da pessoa humana, podendo o caso ser levado à justiça, que tende a decidir pela nulidade do ato da empresa, impondo, inclusive, pagamento por danos morais, independentemente se a ofensa parte de um gestor ou de colega de trabalho.

O que grande parte do mercado que discrimina esquece é que, até 2030, as projeções indicam que a população brasileira será a 5ª mais idosa do mundo. Por isso, é preciso abrir as portas e facilitar o acesso dos sêniores às oportunidades.

É essencial que os empregadores instituam uma cultura inclusiva e agregadora, com base no respeito, na igualdade e na não discriminação.

Inclusive, a contratação de colaboradores com 50 anos ou mais podem ser estratégicas para o negócio, pois este público costuma mostrar competências associadas à experiência e maturidade, comuns nesta faixa etária. Comprometimento, inteligência emocional, confiança, habilidades de comunicação e abertura ao aprendizado são algumas delas.

Portanto, instrua seu setor de RH a acolher candidaturas de todas as idades, evitando preconceitos desnecessários e ilegais.

A Next BPO cuida da gestão burocrática de seus processos internos de Departamento Pessoal para que sua empresa possa focar efetivamente em tornar seu ambiente de trabalho melhor e mais inclusivo para todos!

Fale conosco e saiba mais sobre todas as nossas soluções: nextbpo.com.br | (47) 98822-5341

ENTRE EM CONTATO COM NOSSO ESPECIALISTA

clique aqui