Uma pesquisa denominada “Comunicação Interna Trends 2024”, apontou dados sobre como a experiência do colaborador é uma das fortes tendências do ano, sendo apontada por 56% dos gestores como prioridade em suas empresas.
O estudo conseguiu identificar que um dos maiores desafios internos para as organizações tem sido a falta de efetividade da comunicação institucional com seus colaboradores, sendo citado como um problema para 50% dos negócios entrevistados. Além deste, outros problemas puderam ser observados, como a falta de engajamento de líderes e a falta de motivação de colaboradores, criando um ciclo negativo em diversas esferas.
Por isso, as empresas estão empenhadas em reverter essa situação negativa em seu relacionamento com o colaborador, investindo mais em comunicação interna e no employer branding, buscando: uma maior satisfação na relação entre as partes, um novo olhar sobre a experiência do colaborador dentro da empresa, melhorar a produtividade e a retenção de talentos.
É importante que as organizações mantenham a constância no bom tratamento que empregam no início da relação de trabalho, entregando, de fato, no dia a dia, aquilo que prometem. Prova desse “desencantamento” progressivo com a empresa é o resultado da nota de pesquisa de satisfação feita com colaboradores em diferentes épocas. A primeira semana de trabalho apresenta índice positivo (+83), enquanto, no momento de saída do colaborador, existe uma queda considerável (+46).
As maiores insatisfações apontadas pelos colaboradores foram as relacionadas ao reconhecimento, crescimento e desenvolvimento na empresa. Por isso, para se aproximarem de seus colaboradores levando em conta suas experiências internas, é preciso que as organizações observem alguns pilares importantes:
- Preocupação com a diversidade nas equipes;
- Ter políticas, processos, rituais e tratamento flexíveis;
- Oferecer remuneração e benefícios adequados à realidade;
- Dar condições práticas para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Estimular maiores cuidados com a saúde mental;
- Saber dar e receber feedbacks construtivos;
- Instituir um desligamento respeitoso do colaborador;
- Trabalhar para que a liderança proporcione um suporte mais próximo.
Com a Next BPO cuidando de seus processos de Departamento Pessoal, como gestão de folha de pagamento e benefícios, os gestores e o time de RH podem criar estratégias para instituírem uma experiência muito mais amigável e acolhedora aos seus colaboradores.
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