Mais do que apenas demonstrar a presença do colaborador, a assiduidade é um reflexo do compromisso individual em contribuir para o atingimento dos objetivos da empresa. A assiduidade, no contexto corporativo, representa a consistência e a regularidade com que os integrantes da equipe se apresentam para suas atividades, demonstrando dedicação e responsabilidade.
Numa visão mais ampla, ela vai além da frequência, mas também inclui a pontualidade e a produtividade durante todo o expediente. Apesar de andarem juntas, assiduidade e pontualidade não são a mesma coisa, pois, a pontualidade em si, foca no cumprimento dos horários previstos.
Para a área de Recursos Humanos, é essencial entender que a assiduidade deve fazer parte das suas estratégias de promoção da cultura organizacional, assegurando que os colaboradores tenham bons níveis de satisfação, motivação e bem-estar ao cumprirem suas tarefas. A assiduidade, portanto, não é uma métrica apenas quantitativa, mas também qualitativa de engajamento das equipes. Esse cálculo matemático envolve a relação entre os dias efetivamente trabalhados e os dias totais do período abrangido. Por exemplo:
(Dias trabalhados) / (Dias totais do período) x 100 = % (Índice de assiduidade)
Essa fórmula não precisa ser manual, podem ser utilizados sistemas integrados e softwares especiais aliados aos registros precisos dos pontos e políticas claras de controle e cobrança de assiduidade.
Através da mensuração da assiduidade da equipe é possível enxergar o que pode melhorar em termos de motivação e cultura organizacional, para que os colaboradores enxerguem que são uma parte essencial à grande engrenagem da empresa, sintam pertencimento e engajamento com os valores da organização.
Os índices de assiduidade podem ser melhorados através de ações como:
- Criação de um ambiente de trabalho positivo;
- Desenvolvimento de programas de reconhecimento;
- Oferecimento de benefícios e incentivos;
- Oportunidades de desenvolvimento profissional;
- Manutenção de uma comunicação transparente;
- Constância de feedbacks construtivos.
A Next BPO auxilia sua empresa a manter o registro de ponto dos seus colaboradores mais preciso e altamente eficaz, necessários a um bom controle de assiduidade! Deixe as práticas burocráticas com a Next e proporcione à sua equipe total foco no bem-estar e na produtividade dela.
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