Podemos dizer que uma das maiores inquietações das pessoas é o futuro, não é mesmo? Nesse sentido, quando existe a oportunidade de saber exatamente o que se pode esperar do amanhã, especialmente em termos de promoções no trabalho, todo o esforço investido em suas tarefas parece valer mais a pena.
É isso que propõe o plano de carreira, uma estrutura programada que estabelece a trajetória que cada colaborador poderá trilhar dentro da empresa, apresentando claramente quais são as competências requeridas para cada função. Através dele, cada um pode traçar seus planos dentro da instituição, sabendo quais etapas terá que percorrer e quanto tempo pode levar para chegar mais longe.
O plano de carreira torna transparente os termos e a jornada rumo a promoções e mudanças nas posições dentro da própria empresa, sendo uma estratégia altamente eficaz para motivar e engajar os colaboradores, pois os incentivam a crescer profissionalmente.
Para as empresas, as vantagens também são visíveis, pois acabam estimulando a permanência do colaborador por mais tempo, promovendo a competitividade e a evolução dentro do ambiente de trabalho. Consequentemente, a produtividade aumenta e o lucro do negócio tende a expandir. Para isso, é necessário que a própria organização viabilize que a trajetória proposta pelo plano de carreira seja trilhada pelos colaboradores, seja por meio de atualização profissional, treinamentos, acompanhamento de desempenho, reuniões de feedback com líderes, entre outras ações.
Logo, o plano de carreira é importante pois traz diversos benefícios:
1. Crescimento pessoal e profissional
Com objetivos traçados, o colaborador pode se dedicar a treinamentos adequados para seus objetivos e aos da empresa, pensando nas atividades que ele poderá exercer no futuro. Ao se sentirem mais capacitados, são também mais produtivos.
2. Menor turnover de colaboradores
A segurança e o senso de estabilidade proporcionados aos colaboradores pelo plano de carreira, faz com que a rotatividade de funcionários seja menor dentro da empresa. Poder traçar seu futuro profissional traz o sentimento de pertencimento em meio a um mercado de trabalho incerto.
3. Desenvolvimento de liderança
Qualidades como proatividade, espírito empreendedor, trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal e visão voltada para resultados são algumas das características que os colaboradores acabam desenvolvendo para chegar a cargos mais altos, aspectos que fazem um bom líder.
4. Boa reputação da empresa no mercado
Empresas que seguem um plano de carreira transparente e criterioso transmitem uma imagem de marca empregadora e respeitosa, não apenas retendo talentos, mas também facilitando a atração de novos. A oportunidade de desenvolvimento e a satisfação de fazerem parte de uma empresa bem-vista no mercado é um grande diferencial.
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