QUIET QUITTING: SAIBA COMO A DEMISSÃO SILENCIOSA IMPACTA A EMPRESA
Você conhece a demissão silenciosa? É uma situação delicada caracterizada pelo comportamento atípico proposital de um colaborador.
Se você já percebeu algum dos sinais do “quiet quitting” em membros da sua equipe, fique atento:
- Diminuição da produtividade;
- Interação limitada com o restante do time;
- Reação apática diante de situações;
- Desinteresse geral por suas atribuições e objetivos.
Tudo isto pode impactar a empresa negativamente, causando conflitos, um constrangimento geral no departamento e grandes prejuízos ao clima organizacional.
A demissão silenciosa geralmente é provocada por insatisfação e desmotivação com o trabalho. Questões como falta de reconhecimento, sobrecarga de atividades e uma grande distância entre valores pessoais e empresariais são causas de frustração muito comuns nestes casos.
Focar na qualidade de vida e do ambiente laboral do colaborador é essencial! Veja algumas formas de contribuir com o sentimento de pertencimento das pessoas junto à instituição e evitar este problema:
- Institua uma comunicação transparente, conceda às equipes abertura ao diálogo;
- Tenha uma política de valorização eficiente, através de feedbacks, salários, cargos e benefícios;
- Mantenha a frequência de pesquisas de clima que possam diagnosticar este problema o quanto antes;
- Invista nos colaboradores através de cursos de capacitação, demonstrando interesse em seus talentos e em sua permanência na empresa.
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