Traduzido do inglês, downsizing significa reduzir de tamanho. Na prática, este tipo de gestão trata da reestruturação da organização por meio da eliminação de cargos, departamentos ou projetos que sejam muito onerosos ou redundantes, tornando-a mais enxuta.
Os objetivos do downsizing incluem:
- Mais eficiência nas operações;
- Cortar custos desnecessários, aumentando a rentabilidade;
- Flexibilidade e rapidez na adaptação ao mercado;
- Competitividade ao focar nas estratégias mais importantes;
- Maior disponibilidade para investir em inovação;
- Entre outros.
Esta transformação, quando malconduzida, pode gerar impactos no clima organizacional, como:
x Desmotivação dos colaboradores;
x Efeitos negativos na produtividade;
x Perda de talentos importantes para a empresa;
x Ambiente de trabalho tenso e incerto;
x Sobrecarga de trabalho devido à diminuição de pessoal.
Por isso, é essencial que o downsizing tenha uma transição suave e seja conduzido com uma comunicação transparente, conectando todos ao processo e aos motivos pelos quais está sendo feito. Práticas de gestão de reconhecimento de desempenho também podem ser integradas para manter o comprometimento.
Além de uma abordagem cuidadosa, é preciso que não se pulem etapas na implantação desse tipo de gestão. É preciso haver uma avaliação do cenário atual da empresa, seguida de um planejamento que sete objetivos claros, identificando quais serão as áreas reduzidas. A implantação deve ser bem conduzida, gradualmente e com toda a clareza, incluindo os colaboradores em cada fase. Além de fornecer apoio interno àqueles mais afetados pelas reduções, é necessário que haja avaliação constante dos impactos e resultados, bem como ajustes que se alinhem cada vez mais com a estratégia institucional.
Quando o assunto for admissões, demissões e controle de ponto, conte com a Next BPO! Nós assumimos as atividades burocráticas da sua empresa para que você possa se dedicar às mudanças necessárias ao seu negócio. Fale conosco: (47) 98822-5341